A ostepatia é uma técnica de terapia manual extremamente segura, cujo conceito fundamental é avaliar e tratar o indivíduo como um todo. Isso é possível ao osteopata, graças ao conhecimento profundo sobre como a alteração da mobilidade tecidual afeta diretamente a funcionalidade do ser humano.
Através de uma avaliação específica, são verificadas as funcionalidades e disfunções dos sistemas músculo-esquelético, visceral e craniano. Detectada alguma alteração, a proposta terapêutica é elaborada e colocada em prática pelo osteopata.
Os problemas mais comuns tratados pelo osteopata são:
- Dores articulares (lombalgias, ciatalgias, cervicalgias; lesões de quadril, de ombro);
- Dores músculo esqueléticas;
- Enxaquecas;
- Cólicas menstruais;
- Auxílio na correção postural;
- Refluxo;
- Disfunções gastrointestinais (dores, prisão de ventre);
- Pós cirúrgicos e cicatrizes.
Existem ainda algumas indicações não patológicas e sim preventivas como por exemplo, para gestantes. Nesses casos, a osteopatia pode ajudar nesse período a reduzir as dores lombares, ciáticas ou cervicais. Além disso, ela também auxilia no alívio da prisão de ventre, do refluxo e da queimação, sintomas que tanto incomodam as mulheres nesse período. Outro grupo muito beneficiado é o dos atletas, que podem utilizar a técnica tanto para aliviar tensões e dores, quanto para prevenir lesões ou melhorar a performance e corrigir posturas através das liberações e manipulações realizadas.
Contra indicações: as principais são tumores ósseos, fraturas, osteoporose severa, insuficiência da vertebro-basilar e cicatrizes abertas.
Ainda tem dúvidas ou quer saber mais? Ligue para (11) 2659-5004 ou mande um WhatsApp (11) 98534-0078. Ainda se preferir, agende uma avaliação agora mesmo pelo nosso formulário clicando aqui.