A liberação miofascial é um procedimento que visa amenizar as dores musculares causadas por tensão. Por meio de pressão sobre o local da dor, realizada manualmente ou com o aporte de rolos, a terapia previne lesões e contribui para o tratamento de graves patologias musculoesqueléticas.
O que é?
Para compreender melhor a liberação miofascial para o tratamento de dores causadas por lesões, primeiramente é necessário saber o que é a fáscia. Localizada sob a pele ela é uma fina membrana do tecido conjuntivo que protege e reveste grupos musculares por todo o corpo. Inclusive, sua elasticidade e resistência permite o deslizamento perfeito dos músculos.
Quando há uma carga exacerbada sobre essa membrana, invariavelmente a fáscia sofrerá com desgastes que, por sua vez, causarão dor. De forma geral, isso ocorre após intensas práticas esportivas sem supervisão de um profissional, além de má postura, sedentarismo, estresse, entre outros. Nesses casos, são liberadas toxinas que comprometem o funcionamento do sistema musculoesquelético, resultando em lesões e limitação da mobilidade do indivíduo.
A liberação miofascial ameniza os desconfortos causados por essa condição. Seu tratamento é nada mais do que uma técnica de alongamento associada a pressão aplicada sobre o local lesionado, o procedimento libera as tensões causadas pelo acúmulo de toxinas na fáscia. Muitas vezes esse tipo de massagem é realizado com as próprias mãos do profissional, ou também com aporte de equipamentos.
Quando é preciso?
O procedimento é indicado para quem sofre com desconfortos constantes, principalmente após o término de atividades físicas. A liberação miofascial possibilita alívio no foco da dor, já que trabalha sobre o músculo lesionado. Dessa forma recupera coordenação, flexibilidade e força da região acometida pelo desgaste.
Além do mais, o procedimento dispõe de uma série de outros benefícios. Por meio desse tratamento o movimento das articulações pode ser recuperado. Até a respiração e a circulação são favorecidos com este procedimento.
Inclusive, a pessoa poderá realizá-lo tanto antes quanto depois de um treino. Quando é procedido por uma atividade esportiva, a liberação miofascial proporciona o aumento da mobilidade articular, diminui tensão e sobrecarga músculo-articular, além de preparar a musculatura que irá ser exigida durante a prática.
Após a atividade, a técnica promove o relaxamento da musculatura, diminui a tensão, previne o agravamento de lesões e ainda contribui para o bem-estar do atleta.
Além de ser aplicada em atletas, a técnica também ajuda a amenizar sintomas relacionados a retrações musculares causadoras de tendinopatias, dor muscular crônica, síndrome dolorosa miofascial, contraturas, entre outros.
Como é realizado?
Ela impreterivelmente deve ser executada por um profissional habiltiado que irá pressionar o local do músculo tensionado, utilizando as mais variadas direções de deslizamento. O profissional, como mencionado acima, poderá fazer uso de aparatos específicos para a realização da liberação mio-fascial.
O terapeuta poderá exercer intensidades distintas para cada problema apresentado Só um profissional qualificado poderá discernir com precisão o local e a regularidade de cada passada, a fim de diminuir o quadro sintomático do paciente.
Serviço
Como destacado acima, o paciente que sofre com dores musculares ou já foi diagnosticado com alguma patologia, não deve realizar a liberação de miofascial por conta própria. Ela deverá ser desempenhada no início sob a supervisão de um profissional.
Inclusive, o profissional deverá cumprir todos os requisitos para desempenhar o tratamento. Por isso é imprescindível que o indivíduo lesionado busque por uma clínica de confiança. Dessa maneira ele haverá a certeza de que terá o tratamento mais adequado, diante de seu padecimento.
Ainda tem dúvidas? Ligue para (11) 2659-5004, mande um WhatsApp (11) 98534-0078 ou se preferir, agende uma avaliação agora mesmo pelo nosso formulário clicado aqui.